“O jogo é uma grande ferramenta para ser utilizada na educação”, afirma pesquisador

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Em um bate-papo com o professor e pesquisador, Luciano Bastos, nesta quinta-feira (16), foram apresentadas as possibilidades de utilizar jogos como ferramenta de aprendizagem em sala de aula. A atividade faz parte de uma série de lives produzidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (Sec), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), que acontece toda terça-feira, às 9h e toda quinta-feira, às 17h, no canal do IAT no Youtube. 

Além de apresentar as probabilidades, Luciano trouxe algumas reflexões sobre jogos e o seu poder de transformação na educação e no desenvolvimento do estudante. O pesquisador também abordou sobre jogo RPG como estratégia pedagógica, a utilização do lúdico na educação e as ações nas relações em sala, as vantagens e desvantagens em relação às aulas tradicionais, os benefícios comportamentais, além de tipos, classificações e representações dos jogos para grandes teóricos da educação.  “Os jogos estão presentes nas nossas rotinas, e por que não ser a linguagem da educação também? Já que, segundo alguns pensadores da educação, eles trazem divertimento, desafio intelectual e outros benefícios. O jogo é uma grande ferramenta para ser utilizada na educação” pontuou Luciano.

Durante a transmissão o professor também ensinou como trabalhar os jogos aproveitando os temas usados em sala e demonstrou que é possível empregá-los como sistema de informação e construir um game de RPG para abordar conteúdos. “Trabalhar com jogos na sala de aula pede uma espécie de alfabetização lúdica. Quando escolho um jogo, ou uma mecânica, eu posso colocar várias roupagens. É como se o meu game fosse uma bonequinha e as diferentes roupinhas da minha boneca são os temas que eu vou trabalhar em sala. Sua aula, sua atividade, seu jogo, você pode adaptar para suas necessidades”, explicou.

Sobre o RPG

O RPG é um formato de jogo voltado para a interpretação de papéis que representam personagens fictícios e imaginários controlados pelos jogadores, interagindo em um universo próprio, que pode ser totalmente ficcional ou não, estimulando assim a imaginação dos estudantes. Aventuras medievais e viagens no espaço, batalhas de monstros e até ser um personagem histórico são alguns exemplos das formas de jogar. Vale ressaltar que o RPG é um estilo e não um único game. “O jogo desenvolve a criatividade, ele faz uma miniaturização do real, permitindo que a gente faça discussões sobre o real de uma maneira divertida e empolgante. O game tem uma série de benefícios atitudinais e mentais que ajudam na socialização e na aprendizagem de conceitos e significados” explicou o pesquisador.

A transmissão faz parte de uma série desenvolvida pela Secretaria da Educação do Estado, por meio do IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Diversos temas já estiveram em pauta nas lives, como aplicativos e programas – novas tecnologias na educaçãofotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagemCiência de Dados na Educação PúblicaLinguagem RadiofônicaAprendizagem CriativaCultura Por para inovar na educaçãoComo combinar tecnologia , liberdade e educaçãoLives como dispositivo de aprendizagemSonhos e Descobertas CientíficasCultura Maker para educadores, Pedagogia HackerRobótica SustentávelTurbine seu conteúdo digitaleducação para Surdos na pandemiaLiteratura e inclusão nas escolasMatemática CriativaGame, Ciência e AstronomiaHistória de Mulheres Negras para Sala de AulaJogo Ágora: argumente e administre a cidadeentre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.

 

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