IAT inicia planejamento para Formação Continuada 2022 que trabalhará novas áreas de conhecimento

O Plano de Formação Continuada Territorial, ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), alcançou em 2021 mais de 8 mil educadores das redes municipais e estadual, dos 417 municípios. Com o objetivo de ampliar o alcance da formação que a diretoria do IAT e parceiros estratégicos como o Itaú Social já iniciaram o planejamento da ação para o ano de 2022.

Além de definir o formato dos encontros formativos, que em 2020 e 2021 aconteceram de forma remota por conta da pandemia do Coronavírus, a diretora geral do IAT explica que para o ano seguinte o objetivo é ampliar as áreas de conhecimento que são trabalhadas com os formadores. “Vamos adentrar nas áreas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além da Língua Portuguesa e Matemática”, anuncia Cybele.

Ainda de acordo com a gestora, a perspectiva é que tenhamos um formato híbrido, com encontros online e presenciais. “A presencialidade é a essência da nossa formação. Aprendemos a fazer a socialização dos conhecimentos de forma remota, mas nada melhor do que estarmos perto”, afirma Cybele.

“Entrar nestas áreas do conhecimento é lidar com temáticas vivas, que fazem parte da rotina dos estudantes. Isso possibilita que os estudantes entrem no mundo da leitura, de forma qualificada e crítica e, também, despertem para o mundo acadêmico, para a iniciação científica, levantando questões que transformem a realidade de forma social, tecnológica e científica”, explica Regina Scarpa, diretora pedagógica do Instituto Vera Cruz (IVC) que faz consultoria ao IAT nas construções das pautas formativas.

A Formação Continuada é focada nos coordenadores pedagógicos e gestores escolares que atuam no período do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, das redes municipais e da estadual. Também contempla membros das equipes técnicas do Núcleos Territoriais de Educação e das Secretarias Municipais de Educação. Para isso, conta com a parceria da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da União dos Municípios da Bahia (UPB) e do Itaú Social.

“Essa parceria do Itaú Social com o IAT é uma ação que nós entendemos como muito estratégica, porque visa contribuir com o aprimoramento do Fundamental II e Ensino Médio que têm muitos desafios. E considerando esse contexto da pandemia e todos os ajustes que foram feitos no programa para que as ações fossem ofertadas de forma remota, mostra o compromisso desta gestão e a importância da formação desses profissionais para a melhoria da qualidade da educação na Bahia”, explica Tatiana Belo, do Itaú Social.