Secretaria realiza 2º ciclo formativo com Fátima Freire

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT, realiza nesta terça-feira (26) e quarta-feira (27) o 2º ciclo formativo com a educadora Fátima Freire, em Salvador. A atividade que segue a temática do primeiro encontro (Educação Transformadora) e integra a Formação Continuada Territorial, acontece das 8h às 17h, com a participação da equipe de gestão pedagógica do IAT.

Conduzindo a atividade formativa, a educadora Fátima Freire fez uma avalição deste segundo encontro. “É muito prazeroso estar de volta um mês depois e perceber que houve uma mudança na forma de pensar, na forma de atuar, e isso vem a fortalecer a nossa crença na educação para transformação e ver o quanto é fundamental que o processo reflexivo esteja constantemente em pauta”, afirmou.

A respeito do encontro, a diretora geral do IAT, Cybele Amadode Oliveira, trouxe uma novidade. “Este segundo ciclo com a equipe de gestão do IAT, tem como objetivo planejar mais dois encontros com Fátima, dando continuidade a este processo formativo. Um será em novembro, extensivo aos articuladores pedagógicos e outro em dezembro, com a participação de toda a equipe dos Formadores do IAT”

“O trabalho que viemos fazendo com Fátima, nos coloca a olhar a escola não como espaço de aplicar políticas públicas, mas um espaço de produção e construção de sentidos e significados, a partir de identidades individuais e construção coletiva”, completou a diretora pedagógica do IAT, Diana Melo.

Para a coordenadora pedagógica da Formação, Micheli Cruz, este é um momento de reflexão colaborativa das escolhas metodológicas, estratégias didáticas, processos de avaliação, monitoramento e acompanhamento do Plano de Formação Continuada. “Estamos com Fátima Freire refletindo sobre os percursos construídos até aqui, a redimensão que precisamos dar já com vistas à reflexão do alcançado e dos alcançáveis, numa perspectiva de educação transformadora em que nossos corpos são atravessados por esta aprendizagem”, comentou

Sobre o Plano de Formação Continuada Territorial

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A ação, que conta com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e parceria do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, a formação acontece em ambiente virtual, reunindo mais de 8 mil educadores e técnicos de todos os municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.