Como utilizar pensamento computacional para solução de problemas é pauta de live

Palavras-chave:
Você já ouviu falar em pensamento computacional?  É uma forma de analisar, planejar, lidar e solucionar problemas tendo a tecnologia como base. Como utilizar este conceito em sala de aula será abordado na live promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), junto com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), nesta terça-feira (04), às 9h, no canal do IAT no Youtube.
 
A transmissão contará com a presença da professora e técnica em informática, Soraya Roberta, que trará dicas, explicações e discussões sobre Pensamento Computacional e o Guia do Pensamento Computacional para a família, além de apresentar sites, plataformas e vídeos sobre a temática. “Mostrarei como utilizar o Pensamento Computacional (PC) com as crianças e o guia do pensamento, que foi estruturado para ser trabalhado neste momento de isolamento social, pelo qual, muitas crianças estão em casa e não possuem acesso à computadores ou outros meios”, explicou. 
 
 
A transmissão faz parte de uma série desenvolvida pela SEC e o IAT, que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Ciência de Dados na Educação Pública, Aprendizagem Criativa, Cultura Pop para inovar na educação, Como combinar tecnologia, Turbine seu conteúdo digital, foram alguns temas que estiveram em pauta.  
 
Falando das possibilidades de inovação e tecnologia, nesta quinta-feira (30), a live sobre Tecnologias Digitais e Multiletramentos, trouxe a participação dos professores João Netto, Úrsula Anecleto e Débora Ferraz. Eles dialogaram  sobre a proposta, desenvolvimento, execução e abordagens do projeto que deu início a criação do livro “Tecnologias Digitais e Multiletramentos”, escrito pelos convidados. 
 
“Nós pensamos na virtualização da educação. Só que pensar nesta virtualização da educação é pensar, também, nas outras formas de sociabilidade. É pensar como essas tecnologias contribuem para os sujeitos nas formas de trabalhar, educar e relacionar”, pontuou Úrsula. 
 
Live Tecnologias Digitais e Multiletramento
Tecnologias Digitais e Multiletramentos é a apropriação de recursos digitais para atuação dos professores na formação de estudantes. Computadores, sites educacionais, web-aulas, videoconferências, jogos pedagógicos, softwares educativos, notebooks, tablets, ebooks, smartphones, são alguns artifícios tecnológicos utilizados.
 

Notícias Relacionadas