Formação continuada: Gincana virtual mobiliza estudantes no Território do Velho Chico

Palavras-chave:

 

 

 

 

 

Todos os anos, tem gincana no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa. Em 2020, mesmo com as aulas presenciais suspensas e os planos todos revirados por causa da pandemia do novo Coronavírus, a tradição foi mantida. E mais, renovada. Entre junho e julho, aconteceu a primeira gincana virtual da escola, com participação de mais de 70% dos estudantes. 

 

A experiência da “Gincana virtual: Aprendendo e recriando na pandemia” foi apresentada durante o Seminário “Cenários vivenciados e caminhos escolhidos” do Núcleo Territorial de Educação do Velho Chico (NTE-02), com sede em Bom Jesus da Lapa. A atividade integra as ações da Formação Continuada Territorial promovida pela Secretaria da Educação, por meio do Instituto Anísio Teixeira,  e que conta com a participação de mais de 9 mil educadores e técnicos nos 27 Territórios de Identidade.

 

Durante o encontro, a coordenadora pedagógica Isabel Geanne Ribeiro e a vice-diretora Ana Lúcia Garcia, dupla gestora do Monsenhor Vilanova, compartilharam a experiência da gincana para cerca de 30 educadores das redes estadual e municipal.  Elas contaram que a ideia surgiu para motivar os estudantes e professores, após três meses de aulas presenciais suspensas. A previsão inicial era que durasse apenas uma semana, mas o sucesso foi tanto que o prazo foi se estendendo. 

Os 1.500 alunos do colégio foram divididos em 13 equipes. Eles tiveram que cumprir 10 tarefas, entre oficiais e relâmpagos, alinhadas com as competências gerais da nova Base Nacional Comum Curricular. Numa delas, a rotina durante a pandemia virou gráfico para que os estudantes pudessem mostrar como estavam distribuindo as horas do dia. Em outra, a mesma rotina virou diário em forma de cordel, compiladas posteriormente numa coletânea. E para “fechar com chave de ouro”, como diz Isabel, as equipes  tiveram que produzir um minidocumentário sobre o educador baiano Anísio Teixeira, em comemoração aos 120 anos do seu legado e história.  

 

Os  vídeos estão disponíveis na página da escola no Facebook https://www.facebook.com/monsenhor.vilanova. Por lá também é possível assistir ao depoimento da estudante Maria Luiza Pires sobre a atividade. “A gincana liberou o melhor de nós, nossa criatividade, conhecimentos. Melhorou a nossa rotina, despertou nossa imaginação, e acima de tudo, nos ajudou emocionalmente. Eu agradeço a toda equipe gestora, professores e colegas, por viver esse momento único. Os conhecimentos adquiridos serão para a vida toda” . 

 

“Educação não pode parar”

O seminário da turma “Professora Toinha” aconteceu no dia 16/07 e  foi comandado pelo formador José Homero de Jesus, com apoio pedagógico de Ana Paula Santos. A reunião acabou dando uma nova ideia a Isabel e Ana.  Depois de ouvirem a experiência da rodada de conversas com os estudantes realizada no Colégio Estadual São Vicente de Paulo, também em Bom Jesus da Lapa, elas resolveram criar o Fala Galera, um “bate-papo virtual com as juventudes”, que irá acontecer semanalmente, em duas edições, com as turmas matutinas e noturnas, para ouvir os alunos e planejar melhor o retorno às aulas presenciais. 

Isabel elogiou a troca de experiências e conhecimentos promovida pela formação. “A gente tem que pegar o que é bom, o que dá certo, e fazer do nosso jeito. A formação está nos impulsionando a buscar conhecimento e também nos aproximando das novas ferramentas virtuais, algo que vai fazer parte do nosso cotidiano. A escola pode até fechar, mas a educação não pode parar”.  

A educadora também falou da importância de reunir, no mesmo processo formativo, os profissionais da rede estadual e municipais, iniciativa inédita no Estado. “Essa união era o que faltava. Porque quando a gente fala de educação, a gente fala de educação da Bahia, não importa a rede. Uma complementa a outra. Quando a gente alinha esse trabalho pedagógico, tudo se torna mais fácil. A gente passa a entender os processos, os caminhos que foram tomados. É muito importante”, disse Isabel. 

Para Ana, essa parceria também é “muito valiosa”.  “O município precisa dessa mão, dessa ponte, para que a gente possa fazer educação com grandiosidade, cumprindo sua verdadeira função. É fundamental que a gente possa alinhar essas práticas e conhecimentos”.

Links para os vídeos do mini-documentário sobre Anísio Teixeira:

https://www.facebook.com/monsenhor.vilanova/videos/2697528690570788

https://www.facebook.com/monsenhor.vilanova/videos/2696952570628400

https://www.facebook.com/monsenhor.vilanova/videos/2696953500628307

https://www.facebook.com/monsenhor.vilanova/videos/2696956813961309

 

Formação Continuada 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira realiza a Formação Continuada para Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos, das redes municipais e Estadual, além das Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação e dos Núcleos Territoriais de Educação. A ação, que conta com a parceria da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e do Itaú Social, tem foco nos profissionais que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano e no Ensino Médio. Por conta da pandemia do Coronavírus, toda a formação acontece num ambiente virtual e reúne mais de 9 mil educadores e técnicos dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.

Notícias Relacionadas