Cultura Maker é tema de Live para educadores

Fabricar, construir, consertar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos são algumas ações da “Cultura Maker”, tema da nona live promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A transmissão acontece na próxima terça-feira (02), às 9h, no canal do Youtube do IAT, com a participação do Professor André Carlos.
 
Cultura Maker é um movimento que incentiva a produção prática de objetos e projetos, e como utilizar essas ações no processo de ensino-aprendizagem será abordado durante a live. “Mostrarei maneiras de usar o Scratch e a Microbit, que são plataformas de programação visual que podem ser utilizados pelos educadores em salas de aulas e incentive os estudantes a explorarem a abordagem STEAM no contexto da Cultura Maker”, contou André Carlos.
 
A transmissão faz parte de uma série que tem o propósito de oferecer recursos que contribuam na construção de conteúdos educacionais no período de isolamento social. Já foram abordados temas como aplicativos e programas – novas tecnologias na educação, fotografia como linguagem nos processos de ensino aprendizagem, Ciência de Dados na Educação Pública, Linguagem Radiofônica, Aprendizagem Criativa, entre outros. Todas as transmissões estão disponíveis no canal do IAT no Youtube.
 
Fazendo parte da série de lives, nesta quinta-feira (21), foi abordado pelo educador José Vicente a relação dos sonhos com as descobertas cientificas. Durante a transmissão foram apresentados registros históricos das correlações entre os sonhos e as descobertas de Descartes, Mendeleiev, Kekulé e as pesquisas de Crooks. “O que é intrigante são as premonições nos sonhos documentados, e ainda tem os não documentados, que devem ser origem de grandes descobertas. Geralmente não se faz correlação entre as pesquisas cientificas e sonhos, mas em muitas narrativas o que está se descobrindo é que esses insights e essas visões são de fato ocorrências de sonhos”, explicou José Vicente.
 

Notícias Relacionadas