Videoconferência:Didática da Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos e Educação Matemática e tecnologias: contribuições da Didática da Matemática

MESA 1

(9:00 as 10:30 h)

TITULO:  Didática da Matemática e Resolução de Problemas Matemáticos.

Resumo: Os aspectos metodológicos do processo de elaboração e resolução de problemas são apresentados, bem como os desafios didáticos  e rumos das pesquisas educacionais. Destaca-se a aprendizagem por descoberta e a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Nesse contexto a observação de classe pode contribuir para essas pesquisas e consequentemente para o ensino por meio da resolução de problemas, por permitir a aquisição de informação sobre a interação entre diversos elementos entre o sistema didático.

Professor  Dr. Uldarico Malaspina (PUC-Peru).

Doutor e Professor em Ciências pela PUC – Peru. Diretor do Institut de Recherche pour l’Enseignement des Mathematiques (IREM) – Instituto de Investigación para la Enseñanza de las Matemáticas – Peru, desde 2002. Atua na área de Didática da Matemática, com forte atuação em pesquisas sobre criação e resolução de problemas.

Professora Dra. Lourdes de La Rosa Onuchic (UNESP)

Possui bacharelado e licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP/SP (1954), mestrado em Matemática pela Escola de Engenharia de São Carlos-USP (1971) e doutorado em Matemática pelo Instituto de Ciências Matemáticas de São Carlos-USP (1978). Atualmente é professora voluntária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: resolução de problemas, Educação Matemática, Metodologia de Ensino, formação de professores e ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática.

Professora Dra. Claude Comiti (UNIV. GRENOBLE).

Foi professora das universidades de Grenoble e Argele. Atualmente é pesquisadora voluntária da Equipe Ensino e Computador para Aprendizagem da Matemática (DIAM) do Laboratório LIG- LIG – Laboratoire d’Informtique de Grenoble. Dentre suas principais atividades aparece o ensino de Didática da Matemática na formação de Professores do IUFM; Direção de trabalhos de pós-graduação: mestrado e doutorado em Didática da Matemática; e em Direção de trabalhos de pesquisa ministeriais em Didática da Matemática.

MESA 2

(10:40 as 12:10 h)

TITULO: Educação Matemática e tecnologias: contribuições da Didática da Matemática

Resumo: Aborda o uso das TICE no ensino da matemática, discutindo teorias de base da Didática da Matemática Francesa, em especial a Teoria da Instrumentação de Rabardel (1995), apontando como um artefato pode se transformar em um instrumento a favor do trabalho didático. A discussão perpassa ainda  pelas relações em sala de aula com a presença de ambientes computacionais de aprendizagem - Software Educativos e políticas para uso das TICE e perspectivas para uso da calculadora nas aulas de Matemática.

Professor Dr. Saddo Ag Almouloud (PUC – SP).

Doutorado em Mathematiques et Applications - Universite de Rennes I, (1992). Assistente doutor - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e assistente doutor da Fundação Santo André. Consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo, da Capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em Educação Matemática da PUC/SP de 2007 a 2009. É atualmente coordenador do referido programa desde 01/08/2013 e coordenador do Curso de Especialização em Educação Matemática da PUC/SP desde 2006. Publicou mais de 28 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Escreveu em 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica.

Professor Dr. Afonso Henriques (UESC).

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba -UFPB (1996), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Matemática e Informática pela Universidade Joseph Fourier - Grenoble - França (2006), revalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010). Atualmente é Professor titular A na Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC - BA. Coordenador do Curso de Matemática (PARFOR), do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática em Ambiente Computacional (GPEMAC) e do Laboratório de Visualização Matemática da UESC (L@VIM).

Professor Dr. Abdel Hamid Chaachoua (UJF- GRENOBLE).

É professor associado na Universidade Joseph Fourier em Grenoble, França. Doutor em Didática da Matemática pela mesma universidade em 1997. Atua na formação de professores de matemática. Sua pesquisa se concentra em Didática da Matemática utilizando ambientes de computação. É membro do grupo METAH - Modelos e Tecnologias para Aprendizagem Humana do LIG – Laboratoire d’Informtique de Grenoble, Institut Universitaire de Formation de Maîtres (IUFM) de Grenoble.

27/10/2014 - segunda-feira - 09:00 às 12:00
Instituto Anísio Teixeira - IAT