Aprendizagem Criativa

Aprendizagem Criativa

 

 

 

As Residências de Aprendizagem Criativa são um programa de mentorias voltado a educadores baianos e brasileiros. Esta formação propõe aproximar a abordagem da Aprendizagem Criativa da prática pedagógica dos educadores. A iniciativa filia-se à vertente do Construcionismo (Seymour Papert) e dá destaque à autoria, ao “aprender criando” e à centralidade do estudante no processo de construção do seu conhecimento.

Dentre os vários conceitos trabalhados na formação estão: os Quatro P’s da Aprendizagem Criativa (Projeto, Paixão, Pares e Pensar Brincando); a Espiral da Aprendizagem Criativa (Imaginar; Criar; Explorar; Compartilhar; Refletir; Reimaginar), além de Cultura Maker e Metodologias Ativas.
 
Os educadores participantes passam por um período de mentorias com os nossos impulsionadores - profissionais de várias áreas e de diferentes regiões do país que têm experiências variadas com a Aprendizagem Criativa na sua prática pedagógica. Ao final, deve ser elaborado um projeto pedagógico para aplicar na sua instituição de ensino. O processo é realizado em equipe e você pode se inscrever com colegas de escola, parceiros de outras escolas ou até de outras redes de ensino!
 
As Residências acontecem continuamente desde agosto de 2020, com regularidade de duas edições por semestre. Até o momento, a iniciativa atendeu 715 educadores residentes (569 da Bahia e 146 de outros estados), distribuídos em 190 municípios e em 182 equipes. Contamos com 67 impulsionadores vindos de 14 estados brasileiros e mais duas vindas dos Estados Unidos, que já ofereceram mais de mil horas de mentoria.

 

OBJETIVOS
  • Estimular o intercâmbio de experiências entre colegas de equipe, que podem ser de diferentes séries, unidades escolares e mesmo redes de ensino;
  • Apresentar a Aprendizagem Criativa como estratégia para tornar aulas e projetos mais significativos, “mão na massa”, interdisciplinares e conectados com os estudantes;
  • Impulsionar a educação entre pares nas redes de ensino.
     

 

Notícias Relacionadas