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Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Antecedentes
Antecedentes
Os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente (FORPROF/FEPAD) foram instituídos por meio da Portaria MEC nº 883, de 16 de setembro de 2009, como órgãos colegiados, para elaborar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, os planos estratégicos para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PONAFOR), instituída pelo Decreto MEC nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009.
Para elaborar os planos estratégicos os Forprofs/Fepads devem realizar, de um lado, estudos diagnósticos para identificar as necessidades de formação inicial e continuada das redes estaduais e municipais e, de outro lado, organizar e planejar a capacidade de atendimento das instituições públicas de educação superior envolvidas.
Por essa razão, em sua constituição os Forprofs/Fepads congregam de um lado gestores da política educacional, representantes das secretarias de educação (estadual e municipais), dos órgãos que financiam a política educacional (MEC e Capes), das instituições de Ensino Superior que ofertam os cursos, dos órgão que regulam os cursos (conselhos de educação), das instituições que representam os professores (ANFOPE, CNTE).
Atualmente, os Forprofs/Fepads coordenam nos estados a oferta cursos de formação inicial e continuada do Parfor, da UAB e da RENAFORM.
A formação inicial na modalidade presencial é ofertada pela Capes, por meio de sua Diretoria de Educação Básica. A gestão da oferta e demanda, bem como o acompanhamento das matrículas são realizados na Plataforma Paulo Freire. Já os cursos na modalidade a distância são ofertados pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), coordenado pela Diretoria de Educação a Distância, também da Capes.
Recentemente a Formação Continuada iniciou sua oferta de forma mais consistente, com cursos ofertados pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi e pela Secretaria da Educação Básica – SEB do MEC, por meio da Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública.
A oferta de formação continuada foi realizada pelo SIMEC, onde cada escola e cada professor assinalaram o curso a partir do catálogo disponibilizado pelo PDDE-Interativo.
Assim, cabe aos Forprofs/Fepads a articulação entre a demanda e a oferta desses cursos em cada estado.
Apesar da importância dos Forprof/Fepads, emanada das próprias atribuições explicitadas no PONAFOR, estes órgãos enfrentam uma série de dificuldades tanto na formulação do plano estratégico, quanto na sua implementação e articulação com os parceiros. Mesmo assim, os Forprofs/Fepads têm experiências exitosas que podem e devem ser socializadas.
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